12/11/2011

Seminário de Educação Profissional e Ensino Médio

O Ministério da Educação realizou nos dias 11 e 12 de novembro na Capital Federal, Brasília, o Seminário de Educação Profissional e Ensino Médio, com o objetivo de debater sobre a ampliação da oferta de ensino técnico concomitante, modalidade em que o aluno cursa o ensino regular em um turno e a formação profissional em outro.

 
  Um dos objetivos da atual política de educação profissional é qualificar os jovens para ocupar os postos de trabalho que necessitam de mão de obra especializada. Os estudantes dessa modalidade de ensino serão beneficiários da Bolsa-Formação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

 
Participaram do evento membros das secretarias estaduais de educação, do Sistema S e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todos os estados brasileiros.
Foram representando o estado de Sergipe/SEED à diretora do setor de Educação Profissional Rivânia Andrade, o diretor do setor de Ensino Médio Paulo Roberto e a Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Ofenisia Soares Freire, Euflozina Caxico.
O evento reuniu mais de 250 participantes que debateram estratégias para a modificação do currículo no ensino médio nas escolas que aderirem ao projeto, criação de grupos de trabalho, democratização do acesso e permanência, além de assistência estudantil.
 
 Durante o evento também foram apresentadas várias experiências em Porto Alegre e Sergipe.  A diretora da Educação Profissional da SEED-SE, Rivânia Andrade relatou  um trabalho  que acontece aqui no nosso estado desde 2010. Os cursos profissionalizantes  são ofertados pelo Senai para os alunos da rede pública dos  Colégios Estaduais  João Alves Filho e Presidente Médice. Os cursos ofertados são Técnicos em Administração e Segurança do Trabalho. Além disso, outros 100 alunos da rede estadual têm acesso a cursos técnicos em zootecnia e em agropecuária no campus São Cristovão do Instituto Federal de Sergipe.
 
 
Alguns temas foram apresentados e debatidos pela plenária, foi também formados grupos de estudos.
 


 
O seminário foi excelente, e esperamos que as ações sejam colocadas em prática o mais rápido possível para atender a clientela da Rede Pública Estadual de Sergipe, principalmente os alunos do Colégio Estadual Ofenísia Soares Freire.

Profa. Flor Caxico

Nenhum comentário:

Postar um comentário